Acontecimentos da história comprovam tais fatos como na democracia grega, a conquista da liberdade religiosa, a revolução francesa, a revolução industrial, a revolução russa, a queda das ditaduras das américas, a revolução cubana, as conquistas dos trabalhadores, as conquistas das mulheres. O que esses acontecimentos tem em comum é que, o que era senso comum e vigente foi quebrado por pensamentos questionadores que se contraporam aos fatos e tiveram atitude transformadora. O "Sine Censurae", ou "Sem Censura", se propõe exatamente a desmistificar fatos, questionar e debater. O autor acredita que devemos trazer os assuntos polêmicos, aqueles que temos medo e receio de discutir, para trazer à roda, quebrar pré-conceitos e sensos comuns, descontruir e reconstruir constantemente, mexer com a realidade, originar idéias e tudo isso em uma grande interação autor-leitor de forma que possamos de fato desenvolver a tolerância e construir uma sociedade mais igualitária e justa em seus pensamentos. O blog em sua estrutura trará ora textos, ora curtas frases de assuntos atuais que poderão gerar discussões construtivas. Nos preparemos então à verdade.
Atenciosamente,
O Autor

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Onze de Setembro, o que nos recorda?

Dia 11 de Setembro o que nos recorda?...Violência, mortes, covardia.. Esse 11 de Setembro a que me refiro ocorreu em 1973 na América Latina, mais precisamente no Chile. Salvador Allende do Partido da Unidade Popular (UP) à algum tempo havia chegado à presidência com amplo apoio popular, o Chile estava efervecente com um governo democrático e popular.
Porém, o povo chileno foi percebendo que mesmo com Allende no poder, ele tinha minoria na câmara e os interesses da classe dominante continuariam a ser exercidos se não se alterasse a estrutura de sua sociedade. O povo chileno se mobilizou, resistiu às investidas dos opressores.
Até que na data referida acima, Allende e o povo chileno sofreram a investida final: liderado pelo ex-ministro de Allende, o General Augusto Pinochet, e financiado pelo pai das ditaduras da América Latina e do verdadeiro maior ato terrorista da história (Hiroshima e Nagasaki) os EUA, lideraram um massacre militar contra um povo desarmado, além de ter ocorrido nesse dia um suposto suicídio de Allende.
Estava então instalada mais uma sangrenta ditadura militar na América Latina! Onze de Setembro...A que isso nos remete? Esta foi apenas mais uma história de oprimidos, mas são as histórias dos oprimidos que são lembradas e contadas?

Que o Pai Celestial nos ilumine e, em especial, o povo até hoje oprimido da América Latina e do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário